SALVADOR/BA: Estudos sugeriram que infecções periodontais contribuem para doenças e condições sistêmicas. Atualmente, um grupo de pesquisadores brasileiros descobriu novas evidências de que a periodontite aumenta o risco de asma. No estudo com mais de 200 participantes, eles descobriram que adultos com doença periodontal são mais propensos a desenvolver asma.
O estudo incluiu 113 pacientes diagnosticados com asma e 107 de controle. Após relatar a idade, nível de escolaridade, osteoporose, hábito de fumar cigarro e índice de massa corporal, os pesquisadores descobriram que adultos com doença periodontal foram 5 vezes mais propensos à inflamação dos brônquios do que os que não possuíam inflamação no tecido periodontal.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a asma é uma das principais doenças não transmissíveis, caracterizada por ataques recorrentes de falta de ar e pieira, e afeta aproximada mente 235 milhões de pessoas no mundo. Em adição, a doença periodontal severa, que pode resultar na perda de dente, atinge 15-20% dos adultos com idade de 35-44 anos no mundo, declara a OMS.
O estudo, intitulado “A Infecção Periodontal Possui um Efeito na Asma Severa em Adultos?” (Does Periodontal Infection Have an Effect on Severe Asthma in Adults?), foi publicado on-lineem 14 de novembro no Journal of Periodontology antes da versão impressa. Foi conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana em colaboração com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Universidade de São Paulo.
Fonte: http://www.dental-tribune.com/articles/news/brazil/16065_doenca_periodontal_pode_elevar_o_risco_de_asma.html